terça-feira, 3 de março de 2009


Preciso vegetar

Preciso tomar outra dose do Vegetal. É incrível como aquilo mexe com a gente de um jeito muito diferente de qualquer outra droga que você já tenha experimentado (se é que experimentou alguma). Na verdade, é diferente de qualquer outra experiência psicológica (se é que já teve alguma). O efeito dele na sua cabeça é como um espelho que reflete você mesmo. É uma experiência inigualável e reveladora.

Tem um gosto de terra. A onda parece aqueles bons conselhos que a gente precisa ouvir, mas ninguém fala. Melhor ainda. Parece conselhos dados por sua melhor parte, para a sua pior parte.

Preciso vegetar.

O Vegetal é um dos nomes dado ao famoso Santo Daime, chá de origem indígena amazônica e que, segundo consta, foi criado pelos Incas peruanos. Ayoasca: este é o nome original do chá feito a base da folha Chacrona e do cipó Mariri. Eu nunca esqueci esses dois nomes. Passei um ano da minha vida tomando o chá nos finais de semana com um bando de desajustados, rejeitados socialmente, ex-gays, ex-drogados, gente que precisava desesperadamente se encontrar de alguma forma. É aquela coisa: vamos tomar um chá pra gente se achar.

Mesmo assim, eu ando precisando vegetar.

Diz a lenda que quando você vomita depois de tomar, é porque você está com a alma suja, precisando ser limpar, “organizar a casa”. Eu nunca vomitei. Só tive onda boa. Estava com minha alma em dia, a casa em ordem, pelo que tudo indica. Deixei de freqüentar o lugar porque sou avesso a religiões, hierarquias e tudo que compõem estas sociedades. Ali eu tinha que chamar de mestre, pessoas que eu não considerava porra nenhuma. Gente tão perdida e imperfeita quanto eu ou você. Deixei claro desde o começo que eu estava ali apenas pela onda do chá.

“Aqui a gente não toma o chá. A gtente bebe. Aqui ninguém toma nada de ninguém”. É mole? “O chá não é droga, é uma ligação mística com Deus”. “O chá não dá onda, dá borracheira”. Pode ser. Mas pra mim não passa de um artifício para deixar a cabeça do cara em paz e a vida tranqüila. Quero ver os caras sentirem o que sentem sem uma gotinha do chá ou como gostam de dizer, sem o conhecimento do Vegetal. Quero ver fazer como os budistas que meditam e meditam, sem adereços e acessórios.

Mesmo assim, preciso vegetar. Ando um pouco desajustado.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Aff... vc eh um prego....
    Vc espera a onda e nao a forca....
    Vc eh apenas mais uma pessoa que quer sentir um barato...
    CAra Vc deveria ser proibido de entrar em qualquer lugar que sirvam Ayoasca vc eh o tipo de pessoa que queima o Cha....
    e alem disso... vc teve as visoes e sabe que fala merda quando diz a respeito de seu mestre, ele pode ter o defeito que for mas quem te apresentou foi ele, quem te conduziu foi ele....... entao engula suas palavras....

    ResponderExcluir
  3. Curti seu blog...gostei da sua visão sobre oq muitas vezes está ligado ao chá, as pessoas, os "mestres" e etc. Eu axo q TODOS somos falhos, todos temos defeitos, todos somos filhos da terra, todos somos iguais e para se caracterizar uma pessoa como MESTRE é preciso muito mais do que instruções religiosas.

    ResponderExcluir
  4. Fico surpresa com o comentário de pessoas como esse 1º aí. Bitolado (tadinho)...deve ser uma desses seguidores fanáticos e irreflexivos.
    O chá...com cheiro e gosto de terra, é uma experiência peculiar, capaz de despertar uma noção de pertencimento e ancestralidade indescritíveis. Tb vou pelo vegetal, nas sessões muitas vezes sequer me preocupo em ouvir o mestre, prefiro ficar absorta e introspectiva com a minha própria borracheira. Eu tb preciso de tempos em tempos vegetar. Quando for, me chama. Bjos

    ResponderExcluir
  5. Na minha visão de oaskeiro,um Mestre é aquele que domina um assunto,que outros não conhecem por exemplo: as pessoas que colocam seus problemas nos outros como a sua inveja, são mestres nisto,assim um Mestre é aquele que apesar das suas dificuldades se coloca em ação boa,e justamente por isso é atacado pela baixa compreenção ainda assim faz um bem,distribuindo o vegetal aos invejosos e arrogantes.que ao falarem DELE mostram suas dificuldades espirituais.
    saudações
    TIUACO

    ResponderExcluir